Eric Clapton lança box sêxtuplo ‘The Definitive 24 Nights’

O Royal Albert Hall é a segunda casa de Eric Clapton em Londres. Desde sua estreia no histórico local com The Yardbirds em 1964, Clapton se apresentou lá mais de 200 vezes (e ainda contando), mais do que qualquer outro artista. Ele também detém o recorde de maior sequência de shows no local. Ele estabeleceu em 1990 com 18 shows, e depois quebrou no ano seguinte com 24 concertos. Eles foram alguns dos shows mais ambiciosos da carreira de Clapton.

Cada noite apresentava uma apresentação abrangente da carreira de Clapton com um dos três grupos – uma banda de rock, uma banda de blues ou uma orquestra conduzida por Michael Kamen.

Antes de sua morte prematura em 2003, Kamen se tornou um dos principais compositores de filmes e TV, com “X-Men”, “Die Hard” e “Band Of Brothers” entre seus muitos créditos.

Para comemorar essa sequência de shows recordes, Clapton lançou “24 Nights” em outubro de 1991. O álbum ao vivo duplo e o vídeo caseiro entregaram grandes performances, mas cobriram apenas uma fração do que foi filmado e gravado. Isso está prestes a mudar.

A Warner está dando aos concertos o lançamento que eles merecem neste verão com “The Definitive 24 Nights”. Este conjunto de caixa de edição limitada inclui quase seis horas de música ao vivo e 35 apresentações inéditas. A coleção destila as residências de Albert Hall de Clapton de 1990-91 usando as melhores performances das noites de rock, blues e orquestral para criar concertos completos para cada gênero.

Todo o áudio e vídeo incluído em “The Definitive 24 Nights” foi cuidadosamente restaurado e atualizado pela equipe de Clapton, composta por Simon Climie (produção e mixagem de áudio), o produtor Peter Worsley (“Slowhand At 70” e “The Lady In The Balcony”) e o diretor David Barnard (“The Lady In The Balcony”).

“The Definitive 24 Nights” estará disponível em conjuntos de caixas de edição limitada, com 6 CDs em 23 de junho. Ambas as versões vêm com três discos Blu-ray para o conteúdo de vídeo, um livro encadernado em capa dura e uma litografia numerada individualmente com uma fotografia de Clapton por Carl Studna.

Foto: Divulgação