Clássico cult do Vardis ganha lançamento em CD no Brasil

A Rock Brigade Records orgulhosamente anuncia o lançamento da primeira edição nacional em CD de The World’s Insane, do expoente da New Wave Of British Heavy Metal (NWOBHM), Vardis. Originalmente lançado em abril de 1981, o álbum inclui um cover de tirar o fôlego de Silver Machine, do Hawkwind, além de gaitas de foles tocadas por Judd Lander — o que o torna um dos poucos álbuns de heavy metal da época a conter o instrumento — e da participação especial de Andy Bown, do Status Quo, nos teclados.

Não obstante o fundamento sonoro seja o heavy metal, The World’s Insane inclui acenos a outros estilos, como o rock‘n’roll dos anos 1950 em Blue Rock (I Miss You) e o blues na faixa-título.

O guitarrista e vocalista Steve Zodiac explica: “Embora sintamos muito orgulho de fazer parte da cena [da NWOBHM], somos uma banda de rock. Tocamos em centenas de clubes e pelo Reino Unido viajando em uma van. Também dividimos o palco com muitas bandas de fora do metal ao longo dos anos, como o Hawkwind e o Slade”.

Foi graças a The World’s Insane que o Vardis recebeu o convite para abrir o hoje histórico festival Heavy Metal Holocaust, no qual também tocaram Riot, Triumph, Frank Marino, Ozzy Osbourne e Motörhead. “Lembro-me que estava muito calor”, recorda-se Zodiac. “Fomos a primeira banda e tudo pareceu durar uns poucos segundos, mas o público gostou e nós também”.

O CD chega às lojas no formato slipcase (luva), contendo encarte com letras e fotos, som remasterizado e três bonus tracks.

Formado em Wakefield, em 1978, por Steve Zodiac (guitarra e vocais), Alan Selway (baixo) e Gary Pearson (bateria), o Vardis logo ganhou notoriedade em meio à emergente cena da New Wave of British Heavy Metal devido ao ritmo frenético de suas apresentações ao vivo e também às suas indumentárias de palco — Zodiac, que ostentava vasta cabeleira loira, ficou conhecido por sempre tocar descalço. 

Musicalmente, o trio promovia uma mistura de Motörhead com Jimi Hendrix Experience, privilegiando um instrumental furioso centrado nos velozes solos executados por seu líder.

(Marcelo Vieira)