Kurt Cobain faria 55 anos nesta semana: veja o legado dele

Kurt Cobain, líder do Nirvana, completaria 55 anos no último domingo (20). O vocalista e guitarrista morreu no auge da fama, em 1994, aos 27 anos, a mesma idade de outros ícones da música como Jimi Hendrix, Janis Joplin, Jim Morrison, Brian Jones e Amy Winehouse.

Um levantamento especial sobre os seus arquivos musicais mostra a expressão da sua música nos últimos cinco anos. Smells Like Teen Spirit, que revelou a banda e o estilo grunge para o mundo, foi a sua música mais gravada por outros intérpretes. A canção de autoria de Kurt Cobain, ao lado de David Grohl e Chris Novoselic, lidera o ranking, seguida por Come as you are e Lithium, na segunda e terceira posições, respectivamente.

Outra curiosidade é que essas três músicas também ficaram nessas mesmas posições no ranking das mais tocadas, nos últimos cinco anos, nos principais segmentos de execução pública no Brasil.

Neste período, mais de 65% do que foi distribuído em direitos autorais de execução pública para Kurt foram provenientes dos segmentos de Streaming de música, Rádio, Música ao vivo e Shows. Quando suas músicas são tocadas no Brasil, seus herdeiros continuam a receber os direitos autorais por 70 anos após a sua morte, como determina a lei do direito autoral brasileira (9.610/98).

Kurt Cobain tem 126 músicas e 273 gravações cadastradas no banco de dados do Ecad.

Foto: Reprodução