Novo álbum de estúdio do Amon Amarth é lançado no Brasil

The Great Heathen Army está sendo lançado pela parceria entre Rock Brigade Records, Voice Music e Heavy Metal Rock.

De um polo a outro, entre mares e oceanos, o Amon Amarth são os indiscutíveis reis do viking metal e acabam de lançar seu 12º álbum de estúdio, contendo nove faixas do mais extremo ataque aural.

Formada em Tumba, na Suécia, em 1992, a banda construiu um legado musical extraordinário ao longo das últimas três décadas, com seu heavy metal trovejante e grandioso, enriquecido pelo rico imaginário da história e do folclore da cultura viking.

Desde sua inesquecível estreia em 1998 — com o clássico debut Once Sent From The Golden Hall —, o Amon Amarth tem se mostrado uma força criativa incansável.

Sua sonoridade única e inconfundível, que mescla aspectos épicos dos mais variados subestilos do heavy metal, traduz-se em faixas explosivas e atemporais, assim como em apresentações ao vivo teatrais e explosivas, das mais disputadas atualmente entre os headbangers de todo o mundo.

Por meio de trabalhos mundialmente aclamados, como Twilight Of The Thunder God, de 2008, e o conceitual Jomsviking, de 2016, a banda vem consistentemente se mostrando um dos mais relevantes e definitivos nomes do heavy metal atual, desfilando a cada trabalho uma inapelável sequência de faixas clássicas e não menos do que espetaculares.

Muito graças a isso, o Amon Amarth é tido hoje como um dos melhores e mais empolgante shows de todo o universo metálico, sempre pronto a hastear seu estandarte viking em qualquer lugar, a qualquer tempo.

E isso não parece estar próximo do fim. Pois, embora o mundo tenha entrado em modo de espera no início de 2020 — em decorrência da pandemia de Covid-19, bem no meio da turnê de seu então trabalho mais recente, Berserker —, o Amon Amarth decidiu que, em vez de sucumbir ao desapontamento, o melhor a fazer era aproveitar para forjar sua próxima obra criativa. Assim, como que para coroar de maneira peremptória todos esses anos de trabalho árduo, chegamos ao seu álbum mais heroico e musicalmente esmagador, The Great Heathen Army.

Sobre esse novo trabalho, o vocalista Johan Hegg afirma: “De modo geral, The Great Heathen Army é um dos discos mais pesados que já fizemos. Há algumas faixas muito pesadas e sombrias, tão poderosas como um tapa na cara, mas é claro que também incluímos músicas mais melodiosas, que são uma marca registrada do Amon Amarth. E há algumas surpresas também. É um disco muito bem-balanceado. E a sonoridade é espetacular. O [produtor] Andy Sneap é fantástico. Foi ótimo trabalhar com ele novamente.”

O guitarrista Olavi Mikkonen completa: “Ficamos afastados por um tempo para compor e agora estamos de volta com um disco novo, mais sombrio, com uma sonoridade mais próxima do death metal. Se Berserker foi o nosso disco heavy metal, The Great Heathen Army é o nosso disco death metal. Dito isto, porém, ainda é um trabalho muito afim ao Amon Amarth contemporâneo, mas, estilisticamente, é provável que remeta bastante às nossas raízes.”

O vídeo da faixa Get In The Ring, que foi escrita para o astro profissional da luta-livre Erick Redbeard, que também estrela o clip. A mesma agora serve de entrada para ele nos ringues.

Mikkonen continua: “A letra foi obviamente escrita para incluir ambos os temas viking e luta-livre e se pode assistir o nosso amigo Erick como o principal personagem no video da música. Gravamos o vídeo em Wroclaw, Poland com nossos amigos do Grupa 13 que nos ajudaram a criar essa sombria e épica ‘Mad Max meets Viking’ super brutal luta de clube”.

Uma das bandas de metal mais amadas do mundo, Amon Amarth está firmemente dedicada a mirar alto quando chegam ao estúdio. Gravado com o estimado guru do estúdio Andy Sneap nos controles, The Great Heathen Army representa outro salto ousado para a banda, já que seu som marcante passa por mais uma revisão evolutiva hábil, tanto lírica quanto musicalmente. 

Desde a empolgante Find A Way Or Make One e a injeção de adrenalina Get In The Ring, até a fúria evocativa de Saxons & Vikings e a tempestade cinematográfica da faixa título, “O Grande Exército Pagão” encapsula a essência desta lendária banda, ao mesmo tempo em que permite acres de espaço para novas ideias.

Armado com seu 12º e indiscutivelmente melhor álbum até o momento, o Amon Amarth está pronto para voltar à ação completa com uma vingança sangrenta e ampla. O lançamento dará início a outra campanha global implacável, começando com uma turnê co-headliner pela Europa ao lado de Machine Head e outros compatriotas The Halo Effect. Em seguida, uma extensa tour americana tendo Carcass,  Obituary e  Cattle Decapitation como convidados. E ficamos na expectativa da volta da banda aos palcos brasileiros em 2023.  

Ainda impiedosamente dedicado aos caminhos do guerreiro, Amon Amarth tem o vento de Odin em suas velas como nunca antes.

Foto: Andre Kaatz / Divulgação