Patria estreia clipe para o novo single ‘Archetypes’

A banda gaúcha de black metal Patria, que promove o novo álbum, “Hexerei”, apresenta o videoclipe para a faixa “Archetypes”, que teve a sua estreia no canal Black Metal Promotion.

 “Archetypes” tem a letra inspirada no livro Enuma Elish, que é o mais antigo mito escrito sobre a criação de deuses, sob a visão cosmológica dos babilônios. 

O mito retrata Tiamat em forma de uma gigantesca serpente, enquanto Marduk, com seu vasto arsenal, enfrenta diversas batalhas para vencê-la. Após a vitória, Marduk passa a ser o líder dos deuses por aclamação e divide o cadáver de Tiamat em duas partes – a metade superior se tornando o céu e a metade inferior, a terra. Em seguida, cria a humanidade com seu sangue e ossos. 

Enuma Elish, conhecido como as sete tábuas da criação, é considerado por estudiosos como o material de fonte primária para o livro do Gênesis. Quando as sete tábuas foram descobertas, as evidências apontavam que elas haviam sido usadas em um “ritual”, significando que ele era recitado durante uma cerimônia. 

“Tentamos ilustrar essa história de forma mais ampla e subjetiva no vídeo, também trazendo a tona uma espécie de crítica sócio-política, mostrando que aqueles pensamentos e mitos tão antigos podem ainda encontrar eco na vida real, nos dias de hoje, e de maneira distintas”, observou o guitarrista Mantus. 

“O clipe é uma produção da Head Label Audiovisual, agência liderada por Walter de Andrade, que ficou responsável pela câmera, direção e pós-produção. Tivemos o ator Valber Rodrigues atuando com uma fantástica caracterização, com a ajuda da maquiadora Wanessa Brazil e o figurino de Leo Zincone. O trabalho ficou excelente!”, avaliou Mantus. 

“Hexerei” está disponível no Brasil pelo selo Dawnrazor Records, com distribuição via Drakkar Brasil. Na Europa, o lançamento fica a cargo do selo alemão Ketzer Records e no México através da Helvete Records, com vendas nos Estados Unidos pela Rebellion Republic. A distribuição digital é da Blood Blast, subsidiária digital da gravadora alemã Nuclear Blast. 

Foto: Reprodução