Sai no Brasil obra-prima do prog rock polonês do Riverside

Já está disponível em CD no Brasil “Love, Fear and the Time Machine”, do Riverside. A edição brasileira é distribuída pela parceria Voice Music/Rock Brigade Records e traz slipcase e encarte completo.

Considerado o mais marcante trabalho da banda e uma verdadeira obra-prima do rock progressivo moderno, o sexto álbum de estúdio dos poloneses foi o último a contar com o guitarrista Piotr Grudziński, que sofreu um infarto fulminante em 21 de fevereiro de 2016, pouco mais de cinco meses após o disco chegar às lojas.

Embora o álbum não seja conceitual, todas as suas letras, pessoais e emotivas, exploram temas como amor, perda e nostalgia. Musicalmente, consiste em uma jornada sonora que combina elementos do rock progressivo, do rock alternativo e da música eletrônica, criando um som mais suave e acessível em comparação ao de álbuns anteriores da banda.

Um dos principais representantes do metal polonês, o Riverside surgiu em Varsóvia no ano de 2001 e já em seu primeiro lançamento, “Out of Myself” (2003), mostrou a que veio.

Seu prog de contornos metálicos — ou deveria dizer metal de contornos prog? — dialoga em pé de igualdade com letras inspiradas pelo dia a dia na era digital, no qual o amor anda de mãos dadas com os estados alterados da mente.

A formação atual consiste em Mariusz Duda (vocais, baixo, guitarra), Piotr Kozieradzki (bateria), Michał Łapaj (teclados) e Maciej Meller (guitarra).

Foto: Divulgação